segunda-feira, 25 de junho de 2007

Que procuras?

Um dia andava Sócrates e seu discípulo Platão a passear à beira de um rio, quando este se dirigiu ao seu mestre, e retorquiu:
- Mestre, eu gostava muito de ser como você, uma pessoa que para mim é um Deus, pois que não há pergunta á qual não me possa dar resposta!
- Mas há sempre perguntas que não têm resposta, respondeu Sócrates finalizando: - Poderemos satisfazer a vontade do conhecimento da verdade, mas, muitas vezes, só podemos assegurar esse conhecimento, através das conjecturas!
- Mesmo assim, eu quero obter o conhecimento!
Sócrates, vendo que Platão, um jovem propenso ao conhecimento da Verdade, estava para ele suficientemente interessado, mesmo, se calhar, através do sacrifício, respondeu:
- Pois bem, eu quero mesmo saber se tu procuras o Conhecimento!
Dizendo isto, agarrou-lhe pela cabeça, e mergulhou-a na água fresca do rio, mantendo-a debaixo de água, até ver que, ele, desesperado, gesticulando, demonstrava que estava a soltar o último suspiro.
Depois disto, levantou-o e perguntou-lhe?
- Ainda queres obter o conhecimento?
Platão, depois da que para qualquer pessoa seria uma desoladora experiência, respondeu ansiosamente:
- Claro que sim meu Mestre.
- Pois bem, quando tiveres tanta força intelectual, como tiveste fisica para não te afogares, para obteres o conhecimento, então obterás a luz!