segunda-feira, 11 de junho de 2007

Jesus Cristo nasceu num outro lado

Jesus Cristo nasceu num lugar na minha aldeia.
Estudou na escola da terra, na colina da serra,
onde aprendeu os dotes, para falar com sacerdotes
aos treze anos de idade.
Sua mãe era virgem, a Virgem Maria,
na religião se embebia.
Seu pai se cansava no torno que embelezaria
.…Os holocaustos de criança, o que o incomodaria?
No indignar-se com a diferença dos outros, insistia.
Os seus semelhantes acovardavam-se na serventia.
Na diferença se parecia.

Tinha que haver rebelia, e Cristo aparecia.
E dizia:

Ser antepassado não é ser diferente?
Não é do passado que vive o presente?
Porque não ser coerente?
Pensar em nós primordialmente.
Defendermo-nos constantemente.
Porque não mantê-lo continuamente?
Dai-nos Senhor o pão-nosso de cada dia, ele proferia.
A multidão elucidaria:
Irmãos.
Dentro de nós não pode haver melancolia.
Não é porque era Moisés que ao povo o dizia,
ou a fé judaica o introduziria,ou é de cântico na confraria!
Deus inspira-te dia a dia.

Porque eu conhecer o queria,
me elucidaria:
A lucidez do espírito deveriana vida ser merezia.
Nos outros olhariao que quereria.
Neles me confrontaria,mas não repetia a ousadia.
Depois disso meditaria.
A minha mente raciocinaria,
a humildade eu teria,
de ver que Deus dá alegria,
mente sã em qualquer dia,
uma semente bravia,
num joio que ardia,
no entardecer ao fim de um dia,
na vida de um ente qualquer.

Na sua presença me deslumbrei,
no seu Espírito me representei,
ao seu Poder me humilhei,
com a sua luz eu ceguei,
na sua força me debrucei,
e assim comuniquei:

Aceitares-me, é aceitares-te eternamente.
Amares-me e ao teu próximo, é amares-te profundamente.
Que a Virtude ocupe a tua mente.
Vive a vida solenemente!
Pois Deus está sempre presente,
no momento absorvente,
que até pode ser diferente,
mesmo sendo permanente,
num lugar adjacente.
26/05/99